26 de agosto de 2016

Deus não é o autor do pecado


As maneiras diferentes de Deus lidar com os homens

Ele tem misericórdia de alguns, e endurece a outros. Quando se diz aqui que Deus endurece alguns dos filhos dos homens, não se deve entender que Deus, por alguma atitude positiva, endurece o coração de algum homem. Não há uma ação positiva de Deus como se Ele aplicasse algum poder para endurecer o coração. Supor algo assim seria fazer de Deus o autor imediato do pecado. 


Diz-se que Deus endurece os homens de duas formas: retendo as poderosas influências de Seu espírito, sem o qual seus corações permanecem endurecidos e continuam se endurecendo mais e mais; nesse sentido Ele os endurece, ao entregá-los ao endurecimento. E, por outro lado, determinando aquelas coisas que, em Sua providência, através do insulto de sua depravação, tornam-se a ocasião de seu endurecimento. Assim Deus envia a Sua palavra e ordenanças aos homens que, pelo mau uso deles, ocasionam seu próprio endurecimento. Por isso, o apóstolo disse que havia um certo cheiro de morte para morte.

Da mesma forma, Deus é representado enviando Isaías com o propósito de fazer os corações do povo fartos, fazer os ouvidos pesados e fechar seus olhos, a fim de que não vissem com seus olhos, não ouvissem com seus ouvidos, não entendessem no coração, e não fossem convertidos e sarados (Is 6:10). A pregação de Isaías tinha, em si, uma intenção contrária a isso, visando fazê-los melhores. Mas o insulto deles àquelas coisas propiciou-lhes uma oportunidade de endurecimento. Assim, como aqui se diz que Deus endurece os homens, também se diz que Ele coloca um espírito de mentira na boca dos falsos profetas (2Cr 18:22). Isto é, Ele permitiu que um espírito mentiroso entrasse neles. E dessa maneira que se diz que Ele ordenou a Simei que amaldiçoasse a Davi (2Sm 16:10). Não que Ele o houvesse ordenado realmente, pois isso é contrário aos mandamentos de Deus. Ele proíbe expressamente amaldiçoar um governante do povo (Êx 22:28). Todavia, Ele "permitiu" corrupção naquela ocasião para operar em Simei, e ordenou aquela situação de tumulto como uma manifestação de Seu desagrado para com Davi.




Autor: Jonathan Edwards
Trecho extraído do livro A Soberania de Deus na Salvação, pág 1-4. Editora: PES
Fonte: Congregação Puritana Livre